QUAL A ORDEM CORRETA PARA APLICARMOS OS COSMÉTICOS?

De acordo com a dermatologista Heather Rogers, a aplicação correta dos produtos na pele garante que ela receba todos os benefícios de cada produto. “A ordem da aplicação é extremamente importante”, diz a medica. “O trabalho da pele é manter as coisas do lado de fora, mas muitos dos cosméticos que usamos possuem ingredientes que queremos que penetre nela. Apenas uma quantidade muito pequena desses ingredientes pode penetrar na pele., então, se você não aplicar os produtos na ordem correta, não verá todos os resultados do seu tratamento. ”, afirma.

Então, qual produto vai depois do quê?

Uma regra prática e fácil de seguir é aplicar seus produtos de consistência mais fina à mais espessa, ou do líquido ao creme/óleo/manteiga. Em geral, pense do fino ao grosso, mas também pode usar primeiro os produtos com os ingredientes que são mais importantes para sua pele (como antioxidantes, vitamina C, ácido hialurônico, etc), e terminar com os produtos que selem tudo o que foi colocado, como os óleos e manteigas.

O tempo também é importante

Além da ordem de aplicação, alguns especialistas acreditam que também é importante considerar o tempo que sua pele leva para absorver os produtos. No entanto, como a maioria de nós está sempre com pressa, a Dra Rogers afirma que nem sempre é possível. Seu conselho? Mantenha a rotina de cuidados com a pele simples. Aqui segue uma sugestão de rotina mais completa, mas podemos retirar ou acrescentar passos nela.


Tratamento Diurno

O cuidado matinal é voltado para a proteção do sol, poluição e intempéries.


PASSO 1: LIMPAR - De manhã, limpe o rosto e o colo com um produto desenvolvido para o seu tipo de pele.

PASSO 2: TONIFICAR - Para devolver o ph da pele e prepara-la para o próximo produto.

PASSO 3: SÉRUNS - Os séruns são tratamentos superconcentrados e ricos em nutrientes que tratam problemas específicos.

PASSO 4: TRATAMENTO PARA OLHOS - É vital aplicar um creme para os olhos pelo menos todas as noites – de preferência duas vezes por dia - começando aos 20 anos, para manter a saúde e a espessura da pele das pálpebras.

PASSO 5: TRATAMENTO LOCAL - Os produtos prescritos e os tratamentos para acne devem ser aplicados após os séruns. Como os tratamentos especiais para acne diferem em ingredientes ativos, verifique a embalagem do produto ou consulte seu dermatologista para saber a melhor forma de aplicá-lo.

PASSO 6: HIDRATANTE - A maioria dos especialistas recomenda que o melhor momento para aplicar um hidratante é enquanto a pele ainda está úmida, portanto, quanto mais rápido você aplicar o soro e o tratamento, melhor para obter a hidratação necessária.

PASSO 7: ÓLEOS E MANTEIGAS – Para nutrir, amaciar e selar todos os produtos dentro da pele, protegendo e evitando, desta forma, a desidratação.

PASSO 8 – PROTETOR SOLAR - O filtro solar deve ser o último passo durante o dia, que funciona bloqueando os raios UV.


Tratamento Noturno Sua pele se recupera naturalmente à noite, por isso os produtos noturnos são formulados para dar à sua pele o que ela precisa e repôr o que foi perdido durante o dia.


PASSO 1: LIMPAR - Para remover toda a sujeira, sebo e maquiagem da pele. Quem usa maquiagem, tente fazer a limpeza dupla, que envolve o uso de um óleo de limpeza facial primeiro, para dissolver a maquiagem e, em seguida, lave o rosto novamente com um sabonete facial.

PASSO 2: TONIFICAR - Para devolver o ph da pele e prepara-la para o próximo produto.

PASSO 3: TRATAMENTO PARA OLHOS -Para tratar pés de galinha e olheiras, e proteger essa área delicada dos outros produtos para a pele.

PASSO 4: TRATAMENTOS -A pele faz a maior parte de sua reparação, restauração e regeneração enquanto dormimos. É por isso que a maioria dos tratamentos prescritos para a pele são melhor usados ​​à noite.

PASSO 5: HIDRATANTE OU CREME NOTURNO - Algumas pessoas usam o mesmo hidratante para o dia e a noite, no entanto, os hidratantes e cremes noturnos são geralmente mais espessos ​​e devem ser absorvidos ao longo de várias horas.

PASSO 6: ÓLEOS E MANTEIGAS – Para nutrir, amaciar e selar todos os produtos dentro da pele evitando, desta forma, a desidratação durante a noite.



Outro conselho? Ouça sua pele. É importante descobrir o que funciona para você e ser sempre gentil com ela. Também dê preferência para cosméticos sem ingredientes prejudiciais à saúde, afinal, já ingerimos e respiramos muito veneno não acha? (vou postar uma matéria sobre a toxicologia dos cosméticos).


Abs Lurai

3 visualizações0 comentário