Cosméticos Tóxicos


Ola pessoal. Como prometido, eis um pouco da história da toxicologia nos cosméticos; mencionei apenas alguns dos vários componentes tidos como prejudiciais à saúde, senão esta matéria seria muito, muito, muito longa. Com isso, vocês estarão mais informadas(os) e poderão escolher melhor o que colocar na pele.


Ao longo da história, um tipo menos óbvio de violência contra a humanidade, principalmente as mulheres, apareceu repetidamente: os venenos e toxinas brutais, - às vezes letais - que foram vendidos ao longo da história como produtos de beleza e saúde.


Para se ter uma ideia, desde 4000 AC, os egípcios usavam delineadores com chumbo e antimônio. Na Grécia antiga, a nobreza usava pó facial com urina, enxofre, chumbo e até excrementos!!! Na era medieval, os membros da corte usavam uma mistura de chumbo e vinagre para clarear a pele e esconder imperfeições, por isso aparecem com o rosto tão branco nas pinturas; no séc 19 e começo do séc 20, as damas usavam cosméticos contendo chumbo, Acetato de tálio, mercúrio e, pasmem, arsênico. Imagina os problemas de saúde que esses produtos causavam, incluindo mortes?


Ufa! Graças a Deus não vivemos mais nessas épocas!! Sinto informar que, hoje, encontramos nas formulações ingredientes tidos como carcinogênicos banidos em vários países. É por isso que os cosméticos naturais estão cada vez mais sendo procurados.


Nossa pele é o maior órgão do nosso corpo, os produtos e substâncias que colocamos nela podem ser absorvidos e entrar em nossa corrente sanguínea. Se forem substâncias tóxicas, pode causar alergias, irritações, ou problemas bem mais sérios.


Vamos fazer uma experiência? Que tal você ler este artigo e olhar as formulações de produtos que você tem em casa e achar um ou mais deles? Vamos la?


ÓLEO MINERAL

O óleo mineral é um subproduto da produção de petróleo.É usado na indústria de cosméticos pois é barato. Encontramos em produtos para a pele, cabelos, incluindo dentes. Mesmo os mais sofisticados e caros podem incluir óleo mineral, entretanto, ele obstrui os poros e evita que a pele respire ou elimine toxinas.


CERA DE PARAFINA

Como o óleo mineral, a cera de parafina é um subproduto da produção de petróleo e também não é saudável para a pele. A cera de parafina também é a cera mais comumente usada na fabricação de velas que, quando queimada, emite toxinas que podem ser prejudiciais quando inaladas.


CORANTES/PIGMENTOS

A maioria dos corantes são sintéticos e considerados cancerígenos, e podem, inclusive, causar sensibilidade na pele. Procure produtos que promovam a coloração com ingredientes naturais, incluindo, mas não se limitando, a pétalas de rosa, pó de sândalo vermelho ou argila de grau cosmético.


LAURIL SULFATO DE SÓDIO

Conhecido como SLS, é usado principalmente em banhos de espuma, shampoos, sabonetes líquidos e outros produtos onde se procura uma boa espuma. Pode até ser encontrado em cremes dentais. Pessoas com psoríase, eczema ou outras doenças de pele devem evitar, ou pelo menos limitar, o uso de produtos com SLS.


PROPILENOGLICOL

O propilenoglicol tem a capacidade de absorver água e de funcionar como hidratante e umectante em formulações de produtos cosméticos, no entanto, sabe-se que causa sensibilização.


DIETANOLAMINA

Abreviada como DEA, é usada por suas propriedades emolientes e emulsificantes. Estudos revelaram que o DEA é cancerígeno e deve ser evitado.


ÁLCOOL ISOPROPÍLICO

O álcool isopropílico resseca a pele e pode causar sensibilização; embora possa matar germes e seja útil na medicina, ele deve ser usado com moderação. Para perfumaria e aplicações no ambiente são considerados aceitáveis ​​para o uso, já que uma quantidade muito limitada de álcool entra em contato com a pele.


Bom, temos uma lista grande de produtos presentes nos cosméticos que são prejudiciais, como os parabenos, BHTs, silicones, conservantes, formol, talco, mercúrio, e assim vai. Mas este artigo não acabaria nunca se eu escrevesse sobre todos.



E aí? Encontrou algum (ou todos..) os produtos listados aqui? Tenho a mais absoluta certeza que, se você não é adepto/a ao uso de produtos naturais, encontrou pelo menos um deles. Que tal começar ater uma vida mais saudável? A Terra Nossa levanta essa bandeira não adicionando nenhum dos produtos listados acima nos produtos, que são formulados com ingredientes naturais e de alta qualidade.


Espero sinceramente que tenham gostado do artigo. Adoraria receber um feedback. Abs. Lurai.

13 visualizações0 comentário