ÓLEOS ESSENCIAIS QUE AJUDAM A TRATAR O MELASMA

Atualizado: 27 de Nov de 2020


Quem já não se olhou no espelho e reparou naquela manchinha, naquele canto, bem ali, onde provavelmente ninguém percebe, mas VOCÊ definitivamente vê? Ou manchas maiores que fazem com que você não queira sair de casa nunca mais? Calma, manchas na pele são muito comuns, o único problema é que incomoda bastante os(as) perfeccionistas de plantão. Mas o que são essas marcas que nos tiram o sono?


O que é e como se forma o melasma?

O melasma é causado pela produção desequilibrada de melanina na célula. A melanina é uma proteína produzida a partir da tirosina por células especializadas denominadas de melanócitos. Esse pigmento apresenta normalmente coloração marrom, e sua principal função é proteger o DNA contra a ação nociva da radiação emitida pelo sol. O início do processo de formação da melanina ocorre na transcrição do RNA, que irá dar origem à enzima tirosinase, um catalisador importante que, por meio de uma complexa cadeia de reações oxidativas, dará origem à melanina.


A Dra Damaris Ortolan, especialista em melasma, explica que é um distúrbio de pigmentação da pele - caracterizado como manchas escuras, geralmente com aspecto acastanhado. Em geral, a superprodução do pigmento melanina leva a hiperpigmentação em áreas como testa, bochechas, têmporas e nariz.


De acordo com a médica, as causas do melasma podem ser diversas, incluindo doenças endócrinas, desequilíbrio hormonal, gravidez, cigarro, exposição solar sem filtro, fatores hereditários, mulheres em período fértil que tomam anticoncepcionais, fazem reposição hormonal e mulheres após a menopausa. A ingestão excessiva de álcool e alimentos gordurosos também contribuem para a piora das manchas.


Por afetar diversas camadas da pele, é imperativo procurar um dermatologista especialista em melasma, como é o caso da Dra Damaris - que possui uma clínica em Perdizes/São Paulo especializada no tratamento dessa condição - para identificar a profundidade das manchas e, consequentemente, prescrever o melhor tratamento.


Como tratar com óleos essenciais?


Existem vários tratamentos, desde gel e cremes clareadores, a tratamentos mais agressivos e dolorosos, como peelings e lasers. Aos adeptos dos produtos naturais, os óleos essenciais corretos e puros podem ser um poderoso aliado aos tratamentos convencionais, levando em conta que cada indivíduo responde diferentemente a cada óleo. Há relato de pessoas que trataram as manchas apenas com óleos essenciais obtendo excelentes resultados. Veja algumas propriedades desses óleos:


O óleo essencial de copaíba é rico em beta-cariofileno, um sesquiterpeno bi-cíclico que diminui a produção da enzima tirosinase, encarregada da formação da melanina – citada no começo deste artigo. Esse óleo pode ser colocado puro nas manchas - ao contrário dos outros - pois é pouquíssimo agressivo; mas, se houver alguma reação, o melhor é diluí-lo em óleo vegetal.


O óleo essencial de eucalipto é rico em 1,8-cineol, um composto terpênico que também reduz a produção da enzima tirosinase.


O óleo essencial de vetiver, além de diminuir a melanina, também é um grande antioxidante – lembrando que a oxidação faz parte da formação da melanina.


Os óleos essenciais de cravo e canela melhoram as manchas, mas algumas pessoas podem ter reações alérgicas.


Os melhores óleos vegetais carregadores são os ricos em ômega 3, como os de linhaça, amêndoas ou azeite. O ômega 3 contribui para elevar a concentração de prostaglandinas na circulação; estas substâncias agem como hormônios, com efeito anti-inflamatório. É considerado um equilibrador hormonal natural, já que o desequilíbrio hormonal é um dos grandes fatores da produção do melasma.



Expectativa vs Realidade.


A expectativa anda de mãos dadas com a frustração, por isso, esteja sempre ciente de que não existem soluções milagrosas que farão as manchas desaparecerem da noite para o dia. Tratar manchas exige paciência, e os resultados podem não ser o que você sonhou. Também não adianta tratar o melasma sem mudar alguns hábitos, como beber, fumar, ingerir alimentos gordurosos, usar cosméticos que contenham desreguladores hormonais – como parabenos, chumbo, alumínio, oxibenzona, dentre outros.


Porém, o mais importante de todos, sem dúvida nenhuma, é o uso diário de um protetor solar confiável com FPS alto.


Você pode comprar o óleo pronto para melasma Terra Nossa, formulado com o óleo vegetal puro de amêndoas doces, rico em ômega 3, e essenciais de copaíba e eucalipto, ricos em terpenos, clicando no link https://www.terranossacosmeticos.com.br/product-page/%C3%B3leo-para-tratar-melasma-60-ml,

ou

ir à nossa loja clicando no link https://www.terranossacosmeticos.com.br/loja para comprar os óleos vegetais e essenciais que preferir e formular os seus próprios óleos em casa.


Abs, Lurai

39 visualizações0 comentário

Contato

Endereço

Atibaia/SP

whatsapp +55 (11)  94782-5589

©2020 por Terra Nossa. Orgulhosamente criado com Wix.com